Canaricultura para iniciantes

Canário de cor

Antes de qualquer estudo sobre Canários de Cor é de fundamental importância para o canaricultor iniciante saber o significado de dois pigmentos depositados na penugem; Lipocromo e Melanina.

  • Lipocromo – são pigmentos depositados nas penas de alguns canários ele é dividido em dois tipos; Amarelo e Vermelho. È totalmente absorvido pela alimentação.

  • Melanina – É todo e qualquer pigmento escuro depositado na penugem de alguns canários, ele é dividido em três tipos; Melanina negra, Melanina marrom e Feomelanina.

Começamos a entender sobre canários de cor dividindo 460 cores em dois grupos os da Linha Clara e os da Linha Escura.

  • Linha Clara – É todo e qualquer canário que não possua nenhum tipo de pigmento melânico (preto ou marrom) na envoltura, na estrutura e na sub plumagem.
  • Linha Escura – è todo e qualquer canário que possua algum tipo de pigmento melânico. (preto ou marrom) na envoltura, na estrutura e na sub plumagem.

Entendendo assim, afirmo que existem 36 cores da linha clara que chamamos de canários Lipocrômicos e 424 cores da linha escura que chamamos de canários Melânicos.
Outro ponto importante para que um iniciante é que, ele deve conhecer os três termos técnicos básicos, que chamo carinhosamente de as três Marias – “Categoria”, “Tipo” e “Variedade”. Entenda que o significado das três Marias na Canaricultura é totalmente diferente a que o Aurélio distingue.

  • Tipo – Significa a análise da qualidade, da quantidade e do modo com o que as melaninas se depositam na plumagem e na estrutura dos canários, dependendo de sua cor a intensidade. Ex: Estrias, escamas, envoltura e a cor das patas, pés e bico.
  • Variedade – Significa a análise da qualidade e a quantidade de lipocromo que se depositam na plumagem dos canários.

Obs: Branco e Verde não são Lipocromos, Branco é a ausência de lipocromo e o verde é a mistura do lipocromo amarelo com as melaninas.

Obs: Existe um termo técnico relacionado à variedade dos canários chamado “Cor de fundo” que é nada mais, nada menos que o tipo de lipocromo que podem ser; Amarelo, Vermelho, Branco Dominante e Branco.

  • Categoria – Significa a análise como o lipocromo é depositado na plumagem.
    Veja bem o que um Grande Juiz de Ornitologia em um Campeonato de um certo clube respondeu a um sócio que quis saber porque o seu canário desceu da mesa (foi desclassificado). “- A Variedade deste canário tem boa inserção; apesar da cor de fundo ser razoável; a categoria é muito boa; mas o Tipo deste canário é abaixo de fraco com pouca intensidade”. Deu pra entender porque eu friso tanto as três Marias? Sem elas você estaria totalmente perdido numa explicação dessa, extremamente técnica, que todo juiz ornitológico adora passar desta maneira.

Precisamos entender também a diferença entre um canário Intenso, Nevado e Mosaico.

O canário Intenso caracteriza seu fenótipo pela maior quantidade de brilho e lipocromo em toda sua plumagem, isso se torna possível porque as penas são menores e o lipocromo, juntamente com o fator azul consegue colori-las por inteiro. Afirmo que todo intenso porta Nevado, sendo assim, um cruzamento de dois intensos poderão nascer nevados. O intenso já é um canário com fator sub letal, isso quer dizer que; se voçê acasala dois intensos, os intensos que nascerem são duplo fator, se voçê acasalar este filhote “DP” com outro intenso, a prole terá uma perda ainda no ovo de 50%.

O canário Nevado caracteriza seu fenótipo mostrando claramente uma névoa em toda sua plumagem, ficando assim, com menos brilho e lipocromo que o intenso, isso ocorre devido às penas serem maiores e a quantidade de lipocromo não consegue colorir por total. O nevado não porta intenso, sendo assim, nunca de um acasalamento de dois nevados nascerá um intenso.

O Canário Mosaico tem no seu fenótipo um dimorfismo sexual, isso quer dizer; que voçê distingue o macho da fêmea só olhando, eles têm zonas diferentes de depósito de lipocromo, e são julgados separadamente. O macho deve ter lipocromo no peito, nas pontas das asas, no uropígio e uma mascara. A fêmea só precisa ter lipocromo nas pontas das asas, no uropígio e nas sobrancelhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário